Dicas

Veja como separar o dinheiro da empresa e o pessoal

Por incrível que pareça, existem muitas pessoas que não sabem como separar o dinheiro da empresa e o pessoal. Apesar de ser um fato alarmante, nem todas procuram corrigir esse problema que pode ficar ainda maior.

Nesse sentido, descontroles financeiros crescem como bolas de neve e podem causar efeitos mais sérios no cotidiano, como juros altos em pagamentos atrasados, falta de crédito em instituições financeiras e até restrições de compra em decorrência da inadimplência.

Por outro lado, uma saúde financeira permite ter tranquilidade para lidar com os negócios e fazer planejamentos para o futuro. Quer saber como organizar suas finanças? Acompanhe as dicas a seguir!

Tenha contas bancárias separadas

A primeira delas diz respeito sobre onde você vai gerenciar o dinheiro de suas revendas e suas finanças pessoais. É possível ter duas contas, uma pessoal e outra jurídica para quem tem CNPJ, ou mesmo gerenciar os recebimentos em contas-poupança vinculadas.

Isso garante que o dinheiro das revendas não se misture com suas reservas pessoais. Por isso, é muito importante pagar as despesas individualmente, de acordo com sua fonte de origem. Se você possui um celular para contatos de vendas, ele deve ser pago com o que recebe profissionalmente, por exemplo.

Defina o funcionamento da sua remuneração

Outra dica importante é determinar uma remuneração ou retirada das suas revendas. Nem todo o lucro deve ser destinado para suas contas pessoais. Ter um caixa pode ajudar a montar um estoque de produtos, pagar fretes e outros recursos necessários para que as vendas continuem a acontecer nos meses seguintes.

Crie disciplina para poupar dinheiro

Da mesma maneira que é preciso criar uma reserva financeira para os negócios e ter um fluxo de caixa bem organizado, criar disciplina para poupar dinheiro para despesas e planejamentos pessoais é fundamental.

Estabeleça pequenas quantidades no início e aumente na medida do possível. Isso permitirá que você tire férias, troque o celular ou faça um investimento que lhe traga satisfação. Trabalhar para pagar as contas é importante, mas também é necessário ter recompensas que motivem você a seguir em frente.

Estude sempre como separar o dinheiro da empresa e o pessoal

Estude as diversas possibilidades e maneiras de fazer sua gestão financeira. Existem diversas dicas e estratégias, mas nem todas vão se adaptar a você e ao seu estilo de negócio.

Trabalhar com revendas por catálogo, por exemplo, pode fazer com que o tempo entre vender e receber os lucros seja um pouco maior.

Sabendo dessa particularidade, além de fazer um planejamento de vendas ou até montar um estoque de produtos, você também pode escolher um método financeiro que organize seus recebimentos e contas a pagar de maneira mais prolongada.

Mais do que entender como separar o dinheiro da empresa e o pessoal, profissionais autônomos, MEI e revendedores devem ter em mente que seus ganhos extraspodem ter grande importância na construção de seus patrimônios e até aposentadoria.

Aliás, você já pensou nela? Quais medidas você tem tomado para garantir seu conforto depois que parar de trabalhar? Prefere fazer as contribuições como MEI ou também está montando uma poupança? Deixe um comentário com suas dicas!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This