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Veja 5 dicas para organizar uma lista de clientes perfeita!

mulher trabalhando em casa, mulher com notebook

Ter uma boa lista de clientes é essencial para vender mais e melhor. Para usar a ferramenta a seu favor e construir um bom relacionamento, é muito importante ir além dos contatos básicos, como e-mail, telefone e data de nascimento, e usar a lista como uma espécie de raio-X do consumidor.

Gostos do cliente, características pessoais e frequência de compras, por exemplo, não podem ficar de fora. Veja 5 dicas para organizar uma lista de clientes perfeita:

Comece pelo básico

Para organizar uma lista de clientes perfeita, é preciso começar pelo básico. Ao fazer uma venda ou uma troca, anote o nome, telefone (fixo e celular) e e-mail do consumidor. Se possível, acrescente informações como Facebook, WhatsApp e outras formas de contato.

A data de nascimento é outro dado estratégico. Ao saber quando o cliente faz aniversário, você pode preparar uma comunicação especial ou, pelo menos, entrar em contato para parabenizá-lo e oferecer um desconto ou mimo especial.

Além de anotar os dados básicos, pergunte para o consumidor qual a melhor forma de entrar em contato com ele (telefone, e-mail, WhatsApp). Assim, você terá mais chances de conseguir falar quando necessário.

Anote gostos e características

Dados básicos devidamente anotados, é hora de detalhar ainda mais a ficha do cliente. Anote informações como gostos e características pessoais. O máximo que conseguir, melhor. Entre os dados que você pode acrescentar no cadastro estão, por exemplo, se a pessoa tem filhos ou não, se é casada, se gosta de viajar, se trabalha ou estuda etc.

O objetivo desse detalhamento é permitir que você ofereça para o cliente opções alinhadas ao seu perfil, aumentando as chances de fechar uma venda. 

Cheque os produtos/serviços preferidos

Além de inserir o máximo de informações possíveis para traçar um perfil completo do cliente, não esqueça de ter um histórico de suas vendas. Veja quais são os produtos e/ou serviços que o consumidor mais compra, seu tamanho/numeração, cor e estilo preferidos.

De posse desses dados, você pode entrar em contato sempre que tiver uma promoção de um item que a pessoa compra muito ou quando chegar uma novidade em uma categoria que você sabe que ela gosta. 

Veja a frequência de compras 

Uma lista de clientes perfeita também tem a frequência de compras de cada consumidor. Ao saber a periodicidade com que a pessoa adquire algum item, você pode mandar uma mensagem ou ligar quando chegar a hora do cliente fazer uma nova aquisição. É possível, ainda, analisar os dados para ver se é possível traçar alguma estratégia para aumentar a frequência de compra do consumidor.

Atualize as informações

Para sua lista de clientes ficar sempre em dia, é importante atualizar as informações periodicamente. Uma boa oportunidade é quando o cliente fizer uma nova compra com você. Veja se telefone, endereço e e-mail continuam os mesmos. Se tiver chance, aproveite para acrescentar algum dado que possa ser útil para futuras vendas.

Aplique essas 5 dicas e veja como você terá uma lista de clientes perfeita!

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Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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