Decoração Dicas

Transforme seu quarto gastando pouco

Escrito por Gabriel Valle

Quer dicas de como decorar seu quarto? Se você está cansada de sua decoração, saiba que não é preciso gastar muito para modificar bastante o estilo dele. Muitas vezes, a mudança pode ser feita com itens improváveis ou, inclusive, mudando poucas coisas de lugar.

Uma parede que antes era pintada com tons neutros, agora pode ser colorida com cores vibrantes. Ou, até mesmo, ganhar um papel de parede sofisticado. Um móvel antigo, pesado, que ocupava um espaço maior, pode ser trocado por algo mais prático e minimalista.

A liberdade de se aventurar por cores, estampas e objetos ao decorar o quarto depende muito de seu gosto e personalidade. Afinal, esse cômodo deve refletir a sua identidade. No artigo abaixo, selecionamos diversas dicas para você repaginar o seu quarto sem erros!

Espelhos

Usar espelhos é um grande truque dos arquitetos para dar mais leveza e suavidade a um ambiente pequeno. Eles transmitem a sensação de amplitude e dão uma sensação agradável aos moradores e convidados da sua casa. Você pode usar desde um grande espelho (a opção mais comum) ou pequenos espelhos usados em conjunto.

No seu quarto, eles podem compor portas do guarda-roupa ou ser colocados em penteadeiras. Embora o Feng Shui diga que não é recomendável espelhos em quartos, para não refletirem as pessoas dormindo, você pode usá-los em locais estratégicos, que não mostrem a cama.

Cores

Como o quarto é um local de descanso e estudo, é sempre bom utilizar tons claros, que auxiliem no relaxamento. Claro que não precisa ser tudo branco, afinal, seu quarto não é um açougue! Mas pinte de cores mais leves, como azul, verde, um rosa seco ou um amarelo claro.

Se optar por papeis de parede, procure por estampas neutras, que não cansem a longo prazo. Não siga modinhas, para não se arrepender depois e ter que trocar a decoração antes do que pretende.

Praticidade

Você pode usar diversos meios para organizar suas coisas de forma mais fácil, ao invés de deixar tudo espalhado pelo quarto. Existem móveis como poltronas, sofás e camas, com compartimentos secretos para guardar seus objetos. Uma cadeira com nicho, por exemplo, pode ser utilizada para guardar livros.

Assim como cubos ou nichos de parede podem servir como ótimas prateleiras. Não ocupam muito espaço e são mais baratos que estantes comuns. Desse mesmo modo, uma tábua pode servir de cabeceira para a cama e você ainda economiza o custo com criados-mudos.

Janelas

Tenha uma janela grande para facilitar a circulação de ar. Não cubra a sua parede com janelas de metais ou materiais semelhantes, que bloqueiam a entrada de luz e ar. Dê preferência para madeiras e outras estruturas semelhantes, para que seu quarto esteja sempre arejado.

Caso precise proteger crianças e animais, como gatos que gostam de tomar sol no peitoril da janela, use telas de proteção para previnir acidentes. Assim, a entrada de luz e ar não fica comprometida.

Simplicidade

Evite usar móveis muito grandes como estantes ou armários, pois ocupam muito espaço em quartos pequenos. Ao invés disso, use prateleiras ou nichos fixados na parede. Outra opção são os armários embutidos, que também economizam bastante espaço. Evite colocar muitos objetos decorativos no seu quarto, pois eles entulham o ambiente e passam a sensação de bagunça.

Por falar em bagunça, que tal fazer uma boa arrumação no seu quarto? Uma dica essencial é jogar fora tudo que você não usa há mais de três anos. Está com pena de jogar fora? Então, doe. Alguém pode estar precisando de algo que só está acumulando poeira na sua casa!

Eletrônicos

Mesmo com o Feng Shui (sim, ele de novo!) dizendo que não é recomendável ter aparelhos eletrodomésticos no quarto, quem não resiste a assistir um filminho deitado na cama? Sem contar as pessoas que utilizam o local para estudar. Então, é essencial ter ao menos um computador.

Se for mesmo imprescindível ter eletrônicos no quarto, opte sempre por TVs de LCD bem finas. Elas serão um grande aliado. Porém, não compre TVs muito grandes para não ocupar muito espaço. Use notebooks e tablets no lugar de computadores, para deixar o ambiente mais limpo e minimalista. Atualmente, existem muitos modelos disponíveis a baixo custo no mercado. Portanto, informe-se!

Ambiente

Muitas pessoas preferem decorar o quarto com cortinas ou quadros nas paredes. A ideia é boa, mas não coloque muitos elementos, principalmente em locais pequenos. Isso vai passar a impressão de que o espaço está todo ocupado. Escolha bem quais quadros e pôsteres você vai colocar nas paredes.

Cuidado também com o chão do seu quarto. Você vai usar carpetes ou tapetes? Se você for alérgico, é melhor não. Caso não tenha problemas respiratórios, apenas não coloque tapetes muito grandes, pois vai usar muito espaço e também dificultar a manutenção e limpeza.

Beliches

Caso você receba muitas visitas ou tenha muitas pessoas dormindo em um mesmo quarto, beliches são ótimos para economizar espaços em quartos pequenos. Atualmente, existem muitos modelos e opções de montagens desses móveis.

Os beliches não são apenas cama sobre cama; existem beliches com mesas de escritório e armários embaixo, facilitando a arrumação e dando novos recursos e possibilidades para o quarto. É uma boa opção para quartos com pé direito muito alto.

Planejados

Fazer móveis planejados é uma opção muito interessante para todos os cômodos de um apartamento pequeno. Mas vamos dar um enfoque especial no quarto. Seja de adulto ou criança, os móveis planejados podem ajudar você a economizar dinheiro e espaço na hora de repaginar a sua casa.

Ter um guarda-roupa bem planejado, que cabe exatamente no espaço do seu quarto, fará muita diferença no resultado final da decoração. Se você mora em um apartamento pequeno, aí, então, nem se fala! Esses detalhes se tornam mais importantes ainda!

Se você notar que o tédio chegou em relação à decoração do seu quarto, venha a este post e descubra novas ideias! Lembre-se de mesclar estilos e, acima de tudo, respeitar o seu gosto! Afinal, seu quarto é um ambiente que deve ter a sua personalidade!

Gostou de conhecer estas dicas sobre como decorar seu quarto? Quer saber mais? Então assine a newsletter e nos acompanhe agora mesmo!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This