Dicas

Tecido Percal 140, 180, 200, 400 fios: qual a diferença?

Tecido Percal 140, 180, 200, 400 fios: qual a diferença?

É dúvida de muita gente que está em busca de roupa de cama para comprar: tecido de percal 140, 180, 200, 400 fios: qual é a diferença?

 

O que é percal e como é feito?

Primeiramente, o nome percal se dá ao tecido que tem a ‘trama’ muito fechada. Costumamos considerar percal tecidos a parti de 140 fios.

Bom, para começar a explicação, vamos entender como é feita a confecção. Tecido é o cruzamento de fios que se entrelaçam e se ‘amarram’ para formar uma única peça. Os fios que estão na vertical, chamamos de urdume e os que estão na horizontal, damos o nome de trama. O entrelaçamento dos urdume e das trama formam o tecido. Veja a imagem abaixo que ficará mais fácil de entender:


Fonte da imagem: https://blogsigbolfashion.com/2015/05/18/fio-do-tecido/

Partindo desse ponto, onde já sabemos como é feito o tecido, agora a dúvida principal:

Tecido de percal 140, 180, 200, 400 fios: qual é a diferença?

Os fios são contados a partir de 1 polegada quadrada, que é um quadradinho de 2,54cm x 2,54cm. Então quando falamos que um tecido é de percal 140 ou 200 fios, quer dizer que em cada pedacinho de tecido de 2,54cm quadrado, poderemos ver (com a ajuda de uma lupa ou instrumento de aferimento) aquela quantidade de fios.

Quanto mais fios, mais grosso o tecido?

Não! Achar que quanto mais fios o tecido tem mais grosso ele será é um erro grave. Pense que em um tecido de 140 fios, essa quantidade de fios são encontrados em 1 polegada quadrada. Para fabricar um tecido de 400 fios, essa quantidade de fios terá que ‘caber’ dentro dessa mesma polegada. Sendo assim, os fios têm que ser mais finos, na verdade, para encaixar no mesmo espaço. E isso só se consegue com fios de mais alta qualidade. Por isso, quanto mais fios, mais nobre será o tecido.

Mas o que muda então?

Os tecidos com mais fios são mais lisos e mais nobres. Visualmente é quase impossível ver a diferença, a não ser que você trabalhe com isso diariamente.

Na realidade o que muda é o toque do tecido, ou seja, dependendo da fiação ele terá um toque diferente. Outro ponto que muda são os preços, pois quanto mais fios o tecido tiver, provavelmente o produto também será mais caro!

Para escolher seu produto, leve sempre em conta o custo X benefício que ele vai trazer para você. Produtos com fiação de 140~200 fios podem te atender muito bem e você acaba economizando com isso, ao invés de comprar um 600 fios, por exemplo.

Outra dica importante: escolha empresas honestas. Infelizmente há muita fraude no mercado hoje e é muito importante prestar muita atenção na reputação das empresas, tempo de mercado e avaliação dos clientes que já compraram. Tome muito cuidado com promessas milagrosas a preços muito baixos!

Quando tiver uns minutos, conheça nossa linha de produtos clicando AQUI.

 

Se gostou do post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e assine nossa newsletter para receber as dicas em primeira mão.

 

Ah, fiz uma versão em vídeo também, caso queira assistir:

 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Abraços,

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This