Revenda

Revendedora: saiba como fazer controle financeiro do seu negócio

Escrito por Gabriel Valle

Fazer o controle financeiro do negócio é um cuidado essencial para ter lucro como revendedora de produtos. Saber como está o fluxo de caixa e se está realmente ganhando dinheiro com as vendas é necessário para planejar investimentos futuros, conquistar renda extra e melhorar financeiramente.

Entre os passos para fazer uma gestão financeira impecável estão a compreensão do seu fluxo de caixa, estipular um lucro viável para fazer o pedido dos produtos e ficar de olho nos impostos a serem pagos, além de contar com uma reserva e, claro, se planejar.

Se você trabalha como revendedora de produtos, continue a leitura e aprenda como fazer controle financeiro do seu negócio!

Entenda seu fluxo de caixa

Um dos pontos mais importantes do controle financeiro é o fluxo de caixa. Basicamente, ele é composto das entradas e saídas financeiras da sua empresa.

Acompanhar todas as receitas e as despesas do seu negócio é passo essencial para saber se suas vendas estão superando os seus gastos.

Caso as despesas sejam maiores do que as receitas que você tem com a revenda pode ser uma boa hora para cortar gastos desnecessários ou estudar um aumento da margem de lucro cobrada por item.

Estipule um lucro viável

Muitas empresas deixam suas revendedoras livres para estipular a margem de lucro com a revenda dos produtos. Nessa modalidade é você que definirá o valor pelo qual vai vender os itens.

Para não ter prejuízo, entenda como calcular a margem de lucro do produto vendido para alcançar uma porcentagem viável para manter o negócio evoluindo.

Fique de olho nos impostos

Formalizar sua empresa e ter um CNPJ de revendedor é um cuidado importante para evitar penalidades e ter acesso a benefícios, como emitir nota fiscal e obter crédito junto a instituições financeiras.

No entanto, ao se cadastrar como MEI, por exemplo, você tem que monitorar os impostos que deve pagar e evitar qualquer tipo de atraso nas suas obrigações como microempreendedora.

Então, se quer saber como fazer controle financeiro do seu negócio, esteja sempre atento aos impostos!

Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem a todo momento. Na vida do vendedor autônomo essa é uma realidade constante. Há meses em que as vendas superam as expectativas. Há outros, porém, em que você não vende tanto quanto gostaria.

Para ter tranquilidade financeira em períodos com poucas vendas é essencial ter uma reserva para emergências. Dessa forma, você não tem que recorrer a empréstimos e seus juros altíssimos.

Faça um bom planejamento

Além de controlar o fluxo de caixa da sua revenda, para manter as finanças em dia é preciso apostar também no planejamento financeiro.

Estipule metas de receitas e de lucro com a venda de produtos, defina quais gastos terá no seu orçamento e acompanhe constantemente as entradas e saídas de caixa para checar se está conseguindo se manter dentro do que planejou.

Saber como fazer controle financeiro do seu negócio é crucial. O processo pode até ser cansativo a curto prazo. No entanto, acredite, o retorno que a organização das finanças traz para sua empresa é excelente. Não perca mais tempo e comece já!

Gostou deste conteúdo? Entendeu como fazer controle financeiro do seu negócio? Então, não deixe de baixar também o e-book que explica tudo o que você precisa saber sobre como se organizar para trabalhar em casa!

 

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This