Dicas

Quais são e como aproveitar as principais datas do varejo?

Escrito por Gabriel Valle

As principais datas do varejo determinam ciclos de vendas durante o ano. Esses marcos são fundamentais para o planejamento de ações que você vai executar, aliando expectativas de receita ao lucro do seu negócio. Mas você sabe quais são esses grandes momentos? E como aproveitar deles de maneira estratégica para alavancar as suas vendas? Como se preparar para isso?

Vamos resolver todos esses problemas para você! No post de hoje, entenda sobre as datas de venda e como tirar o melhor proveito delas para o seu negócio.

Quais são as principais datas do varejo?

Estamos falando, aqui, dos grandes momentos de vendas do ano, geralmente atrelados a datas comemorativas. Atualmente, no calendário brasileiro, as principais datas para compras especiais são: 
  • Páscoa (entre março e abril)
  • Dia das mães (segundo domingo de maio)
  • Dia dos namorados (12 de junho)
  • Dia dos pais (segundo domingo de agosto)
  • Dia das crianças (12 de outubro)
  • Black Friday (última sexta de novembro)
  • Natal (25 de dezembro)
Outras datas vêm ganhando força, principalmente devido ao crescimento das vendas na internet, como o dia do consumidor (15 de março), a Cyber Monday (segunda-feira após a Black Friday, com descontos estendidos para quem antecipa as compras de Natal) e o Boxing Day (geralmente 26 de dezembro, com liquidação dos produtos de Natal). 

Como aproveitar as principais datas do varejo a favor do seu negócio? 

Para aproveitar bem esses momentos no seu negócio, é importante estar preparado. Separamos 7 dicas para você usar e abusar dessas datas a favor das suas receitas.

1. Saiba as datas mais relevantes para o seu tipo de negócio

É importante entender o seu meio e saber ser assertivo na hora de investir em determinada data. Se você tem um loja de brinquedos, por exemplo, o dia das crianças é o momento perfeito para aparecer. Já quem tem uma loja de flores, pode usar o dia das mães como trampolim de vendas. 

2. Antecipe suas ações

Faça com que seus clientes saibam antecipadamente sobre o que está por vir: isso se chama criação de expectativa. Atice a curiosidade e deixe claro que a sua loja estará em movimento em determinada data.

3. Prepare o estoque

De nada adianta planejar uma grande ação de vendas se o seu estoque não suportar a demanda do público. Por isso, estude bem a estratégia que você usará para atrair seus clientes e tenha o material suficiente para suprir as necessidades deles. 

4. Faça promoções exclusivas

Entenda seus clientes a ponto de preparar promoções que os afetem diretamente. Isso acontece a partir de um alto conhecimento de que tipo de público costuma frequentar sua praça e o que funciona com eles para converter em vendas

5. Cruze mídias de divulgação

Com tantos canais disponíveis, é importante passear por eles na hora de divulgar suas promoções. Você pode, por exemplo, combinar ações nas redes sociais para potencializar as vendas em lojas físicas, com emissão de cupons de desconto. 

6. Leve vantagens para seus clientes

As datas do varejo são grandes momentos, e os seus clientes precisam ver benefícios claros em fazer compras com você nessas épocas. Se tiver um e-commerce, uma das possíveis vantagens a oferecer é isentar seu público do frete, por exemplo. 

7. Entre no clima

Quando falamos em se preparar, vale para todos os âmbitos do negócio. Sua equipe e o ambiente físico da loja também precisam entrar no clima do momento. O Natal é um excelente exemplo de época para criar uma atmosfera que toque o emocional dos clientes e incentive compras. 

Agora que você está por dentro das principais datas do varejo e aprendeu boas dicas para alavancar as vendas, é só colocar o seu plano em ação! E se gostou do conteúdo, aproveite e nos siga no Facebook e no Instagram para continuar recebendo dicas como as de hoje para o seu negócio!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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