Dicas Revenda

Por que é importante manter uma imagem profissional?

Em meio a um cenário de tanta competitividade, apenas fazer um bom trabalho e ter domínio de conhecimentos técnicos não basta para garantir prosperidade na vida de trabalho. Além disso tudo, manter uma boa imagem profissional é um fator crucial para o seu sucesso e crescimento.

A imagem profissional envolve diversos aspectos, como capacidade de comunicação, postura e autoconfiança. Mas por que essa imagem é importante no dia a dia de trabalho e como você pode cuidar dela para alcançar seus sonhos e objetivos? Continue a leitura e descubra!

A imagem profissional como base para o sucesso

Na vida profissional, o contato diário com conhecidos, clientes, colegas e chefes faz com que — até mesmo de maneira inconsciente — a gente avalie a forma como essas pessoas se portam. Ou seja, seus hábitos, sua maneira de se relacionar com os outros, sua forma de falar.

Quando alguém julga candidatos a uma vaga ou procura por prestadores de serviços, por exemplo, sempre leva em consideração as habilidades profissionais e também algumas características pessoais. Tudo isso consistirá na imagem profissional de quem que está sendo avaliado.

E quais aspectos compõem essa imagem? Veja a seguir!

Conhecer os produtos e serviços prestados

Conhecer o objeto de trabalho é o primeiro passo para ganhar a atenção de potenciais empregadores ou clientes e manter a confiança das pessoas.

Aprender sobre os serviços e produtos da empresa, por exemplo, é benéfico para que você entenda a logística da corporação como um todo. Por outro lado, colegas e superiores verão em você uma pessoa interessada e motivada pelo trabalho.

O mesmo comportamento pode ser adotado em um negócio próprio de revendas, por exemplo. Quanto mais você mostrar conhecimento sobre produtos e novidades, mais clientes você conquistará e, assim, certamente será a primeira opção de muitas pessoas.

Manter boa comunicação

A capacidade de se comunicar é outro fator importantíssimo para uma boa imagem profissional.

Pessoas que se comunicam bem são mais bem-vistas pelas demais e passam mais segurança e conhecimento através de suas palavras.

Em uma entrevista ou uma apresentação de produtos, por exemplo, é crucial cuidar com os vícios de linguagem e os erros de pronúncia. Também evite falar muitas informações em um curto período de tempo, pois isso pode deixar o interlocutor cansado e causar uma impressão pessoal ruim.

É também importante que você direcione o seu olhar para a pessoa e, caso isso a deixe intimidada, foque em um ponto próximo ao olho dela (entre as sobrancelhas ou na altura do osso nasal).

Por fim, evite interromper as pessoas e sempre se dirija a elas com educação.

Ter atenção à imagem pessoal

A imagem pessoal está diretamente relacionada a fatores relativos à aparência pessoal, à linguagem corporal e à expressão facial.

Alguns cuidados nesse sentido envolvem:

1. Boa aparência e vestuário

Na hora de trabalhar, evite roupas chamativas, optando por tons neutros, cuide dos cabelos e use maquiagem discreta e natural. 

A aparência, no entanto, está relacionada à características do local de trabalho. Algumas empresas são mais tradicionais, outras nem tanto. Por isso, vale a pena informar-se sobre esse aspecto se você for trabalhar fora de casa.

2. Boa expressão facial

A expressão facial deve passar segurança e confiança e, dessa maneira, uma dica é adotar um sorriso franco e sincero. Durante entrevistas ou primeiros contatos com potenciais clientes, mantenha a tez calma e demonstre atenção pelo interlocutor. 

Esse comportamento passa o sinal de aprovação, demonstrando que você está atenta ao diálogo e interessada pelo assunto.

3. Linguagem corporal adequada

A linguagem corporal também deve passar ao interlocutor boas impressões. Por isso, atente-se em:

  • manter cabeça e tronco eretos;
  • evitar a curvatura dos ombros (demonstrando cansaço e desânimo);
  • cumprimentar o interlocutor com aperto de mão firme, porém não muito prolongado ou forte.

Manter uma boa imagem profissional não depende somente de realizar cursos e ser um bom funcionário, ou, então, um empreendedor com boas ideias, não é mesmo?

Agora que você já sabe como passar uma melhor imagem para as pessoas para conquistar seus objetivos de trabalho, não deixe de adotar essas boas atitudes!

 Se convenceu sobre a importância da imagem profissional? Assine já a nossa newsletter para receber mais conteúdos e dicas úteis!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This