Dicas Revenda

O que fazer para garantir a independência financeira?

chovendo dinheiro
Escrito por Gabriel Valle

Ter independência financeira pode ser um sonho para muitas pessoas, que desejam viver sem a ajuda dos pais ou dos companheiros. Para quem está começando a trabalhar agora, pairam muitas dúvidas de como conseguir ser independente na área financeira e acumular rendimentos ao longo da vida. Com dedicação e conhecimento é possível para todos chegar nesse estágio.

No artigo de hoje, você vai entender quais são os pontos-chave para alcançar a tão desejada independência financeira. Acompanhe! 

Organizar e planejar

Qualquer que seja sua profissão ou ocupação, esses dois pontos são muito importantes para ter sucesso na sua jornada. Com disciplina é possível fazer uma projeção dos ganhos e uma previsão de quanto tempo trabalhar para se chegar à poupança desejada.

Quanto antes você sentar para colocar todos os gastos no papel, avaliando as suas expectativas, mais fácil você chegará ao seu objetivo. Ter um caminho bem traçado é o melhor a fazer para conquistar sua independência.

Poupar desde o início

Tornar-se independente não acontece de um dia para o outro. Por isso, quanto antes você começar a fazer suas reservas, melhor será para sua saúde financeira. É preciso entender que ganhar o mesmo que se gasta é um risco muito grande, tendo em vista que a vida é cheia de imprevistos e podem ocorrer alguns excessos.

Mesmo que seja pouco, coloque mensalmente uma quantia em sua poupança. De forma gradativa, o montante vai crescer até que se tenha uma boa reserva. 

Investir em você 

Mesmo tendo uma boa organização de trabalho e planos de investimento, deve-se ter em mente que o aperfeiçoamento profissional é imprescindível. Investir na sua própria carreira ou nos estudos é uma forma de se valorizar e aumentar os ganhos futuramente.

Tente cultivar projetos paralelos que possam acrescentar em sua vida profissional e aumentar sua renda. Buscando sempre, é claro, atividades que tragam prazer e realização pessoal.

Fugir das dívidas para ter independência financeira

Não há nada mais prejudicial para a saúde financeira do que as dívidas. O sistema brasileiro favorece o acúmulo de débitos, principalmente pela facilidade de compras a prazo.

Para quem quer fazer o dinheiro render mais e aumentar sua capacidade de consumo, é preciso se livrar de todos os juros. Juntar dinheiro para fazer compras à vista é a melhor opção, considerando que aumentam as chances de descontos ou de dar uma boa entrada, facilitando financiamentos de valores restantes. 

Ganhar mais dinheiro

Para ter uma boa renda, tente diversificar as suas fontes de receita. Atividades complementares são uma alternativa para conseguir uma renda extra. Esse valor pode ser destinado à poupança, a fim de ser usada para adquirir patrimônio ou reinvestir em sua formação, por exemplo.

Se possui um emprego fixo, não descarte a possibilidade de fazer carreira dentro da empresa para aumentar os seus ganhos e também aliar com atividades compatíveis com a administração do seu tempo. O objetivo deve ser sempre se mover em segurança, para conquistar todo o sucesso possível. 

O que acharam das nossas dicas para alcançar a independência financeira? Para saber mais sobre realização pessoal e carreira, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Deixar comentário.

Share This