Dicas Revenda

Entenda qual a importância de formalizar a sua revenda

Escrito por Gabriel Valle

Mais clientes estão aparecendo, as vendas estão boas e o negócio está sendo conhecido. À medida que a sua revenda for crescendo, maior será a necessidade de formalizar empresa. E tomar esse cuidado faz o negócio existir legalmente no mercado, trazendo uma série de benefícios. Alguns dos principais deles são o aumento de credibilidade e a possibilidade de vender para grandes empresas.

No conteúdo a seguir, mostraremos todas as vantagens desse processo, os riscos relacionados à não formalização e as indicações para abrir uma empresa. Confira:

Os benefícios de formalizar empresa

Credibilidade no mercado

Ao emitir notas fiscais, fazer contratos e operar sob um CNPJ, a sua empresa terá mais credibilidade no mercado. Isso resultará em aumento no número de vendas realizadas, especialmente com outras companhias (o que será representado em vendas de larga escala). Além disso, essa confiança poderá ser utilizada como um diferencial competitivo no momento de conquistar novos clientes.

Possibilidade de pegar empréstimos

Caso o empresário esteja procurando recursos para aumentar o estoque, revender novos produtos e simplesmente expandir os negócios, com a formalização, isso é possível. Acontece que, ao operar uma empresa formalizada, o empreendedor garante acesso a linhas de crédito facilitado na maioria das instituições financeiras do mercado. Assim, tem a possibilidade de realizar investimentos e fazer o negócio crescer por meio da obtenção de crédito. E esse dinheiro não é disponível caso a empresa não seja formalizada.

Aumento nas vendas

Como último benefício, podemos afirmar: mais vendas serão realizadas. O empresário passará a ter acesso a uma série de recursos (como linhas de crédito), e a empresa ganhará mais credibilidade na área de atuação, pontos que facilitarão o processo de conclusão de novos negócios. 

Os riscos e as penalidades da não formalização

Limitação para realizar vendas

Uma empresa legalizada poderá emitir contratos e notas fiscais, e isso aumenta as chances de fechar negócios em grandes quantidades. Se a sua revenda não emitir notal fiscal sobre os produtos comercializados, então, deixará de fazer transações com empresas de médio a grande porte. Muitos empreendedores já perderam vendas expressivas pelo simples fato de não emitirem esse documento, tornando seus negócios limitados e com pouca perspectiva de crescimento.

Possibilidade de multas, apreensão e fechamento do negócio

Mesmo trabalhando com revenda, é possível ser multado pelo governo caso a fiscalização bata em sua loja e ela não for legalizada. E não há distinção para quem trabalha em casa e de porta em porta: a formalização também é necessária nesse caso. Ainda, sem a devida regularização, o empreendedor correrá o risco de ter as mercadorias apreendidas, ou ficar impossibilitado de comercializá-las até a formalização do negócio. Isso tudo representa prejuízos e dores de cabeça no dia a dia de trabalho.

A forma correta de abrir uma empresa

Para formalizar a sua revenda, o primeiro passo a ser dado é colocar, no papel, o faturamento anual. Se o montante não ultrapassar R$ 60 mil, então, o empresário deverá formalizar o empreendimento como MEI – Microempreendedor Individual.

Mas, caso o negócio fature mais do que R$ 60 mil por ano, a revenda deverá ser enquadrada como microempresa. Será necessário escolher o regime tributário da organização e outras burocracias relacionadas à formalização.

Uma boa dica para entender sobre os enquadramentos e saber como dar a entrada de seu CNPJ junto à Receita Federal é consultar as dicas do SEBRAE.

Agora que entendeu a importância de formalizar empresa, já pode entrar em contato com a gente para ver como poderemos ajudar você nesse processo. Basta entrar em contato com a Valle Enxovais e escolher o melhor canal para batermos um papo!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Deixar comentário.

Share This