Dicas Revenda

Entenda como calcular a margem de lucro do produto vendido

mão no teclado digitando no computador
Escrito por Gabriel Valle

Para ter sucesso e alcançar seus objetivos como revendedora, não basta apenas vender bem e ter uma boa base de clientes. Como em qualquer negócio, é preciso conhecer alguns aspectos importantes que devem fazer parte do seu planejamento.

Calcular a margem de lucro de seus produtos, por exemplo, vai contribuir para que as suas vendas tragam o retorno esperado. É verdade que existem ainda muitas dúvidas em relação à forma de realizar esses cálculos, mas não se preocupe: pensando sempre no seu sucesso como revendedora, apresentaremos alguma dicas para que você mesma possa fazer isso com segurança.

Entendendo os conceitos básicos

Primeiramente, vamos entender o que é o lucro. Em termos bem simples, podemos afirmar que o lucro é a diferença calculada entre o valor obtido com a venda de um produto e os custos envolvidos com a execução do trabalho. 

Para exemplificar, vamos tomar por base um produto revendido por R$ 150,00. Para apurar os gastos que envolveram a venda, vamos considerar, além do preço de compra do produto, despesas como transporte e alimentação e ainda a taxa de comissão que, suponhamos, somem R$ 125,00. Nesse caso, teríamos um lucro de R$ 25,00 na venda desse produto.

Como calcular a margem de lucro

Para calcular a margem de lucro do produto vendido,  vamos realizar uma conta muito simples. Basta dividir o lucro pelo valor da revenda e multiplicar o resultado por 100. Para facilitar, vamos extrair os dados da venda utilizada no exemplo anterior:

  • Valor da revenda: R$ 150,00
  • Despesas: R$ 125,00
  • Lucro: R$ 25,00

Para obter a margem de lucro, dividiremos 25 por 150 (0,16 – arredondando para duas casas decimais) e multiplicamos por 100. Assim, chegaremos à margem de lucro de 16%.

Qual a importância de calcular a margem de lucro?

Conhecendo a margem de lucro, você é capaz de avaliar melhor a rentabilidade de suas vendas e se organizar melhor a fim de obter resultados que possibilitem a realização de seus sonhos. Em outras palavras, ao definir o preço dos produtos, você deve levar em conta a margem de lucro desejada, em vez de esperar para calcular após a venda.

Calculando meu retorno

Em termos mais práticos, a ideia é utilizar a margem de lucro para saber quanto você precisaria vender para alcançar suas metas. Por exemplo. se você pretende ter um retorno de R$ 1.000,00, com a margem de lucro de 16% que mencionamos antes, o cálculo será feito da seguinte forma, utilizando a regra de três: 

(R$ 1.000,00 x 100) / 16 = R$ 6.250,00

Ou seja. R$ 1.000,00 equivale a 16% do total vendido. Para alcançar a quantia, portanto, será necessário somar R$ 6.250,00 em vendas. 

Não se pode esquecer, porém, que do outro lado está o cliente, que tem o poder de decisão sobre a compra. Seja razoável ao definir a margem de lucro para que o preço não fique elevado demais a ponto de comprometer as vendas.

Aumente seu lucro

Para aumentar sua margem de lucro, procure trabalhar com produtos de empresas que apresentam boas vantagens aos seus revendedores. A Valle Casa & Conforto, por exemplo, oferece frete grátis para diversas regiões do país. A empresa também não coloca uma margem de comissão, o que potencializa ainda mais o lucro.

Como vimos, suas atividades como revendedora podem gerar resultados que satisfaçam as suas necessidades e anseios. Ao realizar um bom planejamento, seu números serão ainda melhores, e saber calcular a margem de lucro será de grande ajuda nesse processo de organização.

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Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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