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Dicas para vender mais: descubra a importância de conhecer o produto

Conversa entre mulheres
Escrito por Gabriel Valle

Negociar é uma arte que exige muito jogo de cintura e, claro, poder de convencimento. Entretanto, apenas comunicar-se bem não será o suficiente se o revendedor não dominar as características do produto comercializado.

Afinal, lembre-se de que ter na ponta da língua as particularidades de cada item é uma maneira efetiva de obter melhores resultados.

Interessou-se pelo assunto e quer algumas dicas para vender mais? Então confira o conteúdo a seguir e veja por que é importante conhecer mais a fundo os seus produtos.

Quais as vantagens em conhecer o produto?

Acredite: o revendedor que sabe os detalhes das peças não só tem mais facilidade em efetivar a venda, como também transmite mais segurança ao cliente, o que facilita o processo de fidelização.

Ao perceber que você entende cada aspecto que engloba o produto, o consumidor se sente mais confortável em adquirir o item — uma vez que você já se mostrou confiável. Nesse contexto, o cliente acredita em sua palavra e sabe que você jamais transmitiria uma informação errada — com intuito apenas de fechar o negócio.

Em contrapartida, a falta de conhecimento do produto deixa o público inseguro e receoso. Afinal, se o próprio revendedor não sabe esclarecer as características do item e nem entende os seus benefícios, por que o cliente deveria adquiri-lo? Perceba, nesse contexto, que não conhecer a mercadoria é praticamente um tiro no pé.

Como demonstrar que você realmente entende da mercadoria?

Como vimos, demonstrar que conhece bem o produto faz bastante diferença durante a venda. Confira algumas dicas que vão te ajudar a transmitir esse conhecimento:

Capriche na apresentação

O primeiro passo para obter sucesso nessa tarefa é elaborar uma apresentação diferenciada, que seja encantadora. Pense em ideias atrativas, buscando sempre pela inovação. Se possível, já leve uma amostra, certificando-se de apresentar as especificidades das peças.

Vale lembrar que não existe uma regra aqui. O importante é usar e abusar da criatividade para criar uma apresentação que seja compatível com o perfil de cada cliente.

Prepare-se para responder as dúvidas

Jamais vá ao encontro de um cliente sem ter em mente todos os questionamentos que podem ser levantados na hora da venda. Afinal, você não quer ser pego de surpresa e ficar totalmente constrangido por não saber respondê-lo adequadamente, certo?

Para não ter erro, busque informações consolidadas sobre cada produto — tanto os pontos positivos quanto aqueles não tão favoráveis. Além do mais, esteja preparado para apresentar soluções práticas e eficazes.

Essa ação ajudará a manter o interesse do público pelo produto, facilitando o processo de negociação.

Saiba agregar valor

Ter uma boa apresentação e saber responder os questionamentos não basta. É preciso também pensar em formas de agregar valor ao produto. Uma técnica de venda simples para obter êxito nessa tarefa é mostrar, na prática, como o produto vai facilitar a vida do cliente.

Portanto, dê bons exemplos da funcionalidade da mercadoria, deixando claras as vantagens em adquiri-la. Não esqueça de que é importante justificar a relação custo-benefício, mostrando que o preço é justo devido a qualidade do material e às suas inúmeras vantagens.

Gostou das dicas para vender mais e agora quer saber como estreitar os laços com o consumidor? Leia o nosso artigo que ensina como construir um bom relacionamento com o cliente.

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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