Dicas Revenda

Conheça 4 técnicas de venda para vender mais

Entre os maiores obstáculos para qualquer vendedor está o seguinte desafio: vender mais e alcançar um número estável que proporcione a qualidade de vida tão almejada e sonhada! Mas será que isso é mesmo possível? Aumentar significativamente o número de vendas não é coisa para grandes empresas e profissionais de marketing?

Você vai descobrir que vender mais pode ser bem mais fácil do que imagina com as poderosas técnicas de vendas que vamos te revelar hoje! E o melhor de tudo é que você pode começar a implementar o quanto antes. Veja só!

Empatia: coloque-se no lugar do cliente e se aproxime dele

A primeira e mais importante dica das técnicas é essencial para que todas as outras sejam exploradas da melhor maneira possível: conheça profundamente o seu cliente. Descubra quais são as suas principais necessidades, o que ele costuma fazer em seu dia a dia, seus hábitos, desejos e preferências. Assim, você saberá exatamente qual é a melhor forma de abordá-lo. Em qual hora do dia ele estará mais propenso a te ouvir e a fechar algum negócio, como confrontar as objeções, etc.

Conhecendo o seu cliente, você pode dizer as coisas certas que ele precisa ouvir. Torne-se próximo dele, mostre que conhece seus problemas e que está ali para ajudá-lo a solucioná-los. A empatia é uma das técnicas de vendas mais eficazes para qualquer vendedor!

Foque nos produtos certos para cada tipo de pessoa e explore seus benefícios

Conhecendo bem os seus clientes, você conseguirá definir quais são os produtos que mais atraem a atenção de cada um deles e explorar seus benefícios.

Por exemplo, se você descobre que uma cliente está preocupada com a pele, você poderá oferecer aqueles produtos que mais fazem sentido para os problemas que ela está enfrentando, ao invés de sufocá-la com diversos outros produtos que não vão se concretizar em venda e ainda vão distraí-la daqueles que realmente ela iria adquirir.

No dia a dia corrido, ninguém tem muito tempo para ouvir os argumentos de venda de cada um dos produtos que você oferece. Portanto, foque os seus argumentos apenas em produtos que você acredita que aquele cliente em potencial deseja adquirir.

Para que oferecer dezenas de opções de maquiagem para Luíza, se você sabe que ela vai viajar em breve e pode estar precisando de bloqueadores solares e produtos para cuidados com a pele e cabelo? Isso é saber aproveitar as oportunidades certas que cada cliente está sinalizando.

Faça perguntas cuja resposta seja a venda

Depois de apresentar os produtos certos para aquele cliente em potencial e expor todos os seus benefícios, em vez de perguntar: “E aí, vai comprar?”, uma boa ideia é já questionar qual forma de pagamento ele prefere, ou em quantas vezes ele deseja dividir, por exemplo.

Quando você pergunta ao cliente se ele vai comprar o produto, você abre espaço para a hesitação e deixa que ele pense mais uma vez se vai comprar ou não. O ideal é encurtar esse processo e perguntar de cara como o cliente vai efetuar o pagamento: assim você reforça a ideia de que ele deve comprar o produto e diminui as chances de ele dizer “não” a você.

Mostre que você também usa os produtos que vende

Parece besteira, mas essa é uma dica muito importante que alguns vendedores ignoram! Para que os seus potenciais clientes confiem no que você diz e em todos os benefícios dos seus produtos, você precisa ser o primeiro a usá-los!

Quem vai confiar em uma maquiagem que nem o seu próprio vendedor utiliza? Imagine que você vende cosméticos e visita um cliente usando o batom de uma outra marca. Então, ele diz que adorou a cor que está usando e que quer comprá-la com você. Qual seria a sua reação? Teria que dizer que ele não faz parte dos produtos que vende e sua credibilidade seria drasticamente impactada!

E aí, o que achou dessas técnicas de venda? Compartilhe essas ideias com aqueles que você acha que também vão tirar proveito dessas dicas e nos conte aqui nos comentários quais dessas técnicas de vendas você já utiliza!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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