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Como estruturar um programa de indicação e ganhar mais clientes?

Manter um fluxo constante de indicação de clientes pode transformar a lucratividade de sua empresa. Estruturar um programa eficaz leva tempo, mas o retorno sobre o investimento é surpreendente.

Um recente estudo realizado pelo Instituto Wharton descobriu que essa estratégia pode aumentar a retenção de clientes, mesmo em curto prazo, em cerca de 18%.

Pensando nisso, ao longo deste post, apresentamos excelentes dicas para ajudar você a aumentar o número e tirar melhor proveito das indicações dos seus clientes. Boa leitura!

Solicite indicações estrategicamente

As indicações não são automáticas. Algumas, de fato, “apenas acontecem”, mas a maioria somente ocorrerá se você fizer algo para a desencadear. Há empreendedores que assumem que um ótimo produto ou serviço ao cliente, por si só, é capaz de gerá-las.

Sendo assim, você deve aprender a pedir por elas, pois os clientes, em geral, estão abertos à solicitação de indicações. Alguns até apreciam a chance de contar a amigos e familiares a respeito de algo bom que descobriram.

No entanto, tenha cautela: o pior momento para solicitar uma indicação é quando você está recebendo um pagamento ou apresentando uma conta. Procure oportunidades antes ou depois no processo de vendas, pois os clientes serão mais receptivos.

Forneça suporte

Não peça aos clientes que indiquem o seu negócio a outras pessoas sem oferecer-lhes algum suporte. Pode ser algo tão simples quanto cartões de visita, um link para o seu perfil em uma rede social, um panfleto, ou outro tipo de material impresso que descreva o que você faz e possa reforçar o encaminhamento.

Ofereça incentivos

A natureza dos incentivos oferecidos deve se encaixar nas características gerais de sua área de atuação. Pode ser um desconto, uma atualização, um item gratuito ou algum outro gatilho que atraia mais clientes para fazerem indicações.

Não tenha medo de testar diferentes ofertas a fim de descobrir qual delas funciona. Comunique os detalhes de seu programa de indicações aos seus melhores clientes, seja qual for o meio que você tenha disponível (blog, e-mail, aplicativo de mensagens instantâneas, ligações telefônicas).

Além disso, é importante sempre agradecer pessoalmente aos clientes que fizerem indicações.

Priorize os clientes mais influentes

Procure obter indicações, primeiramente, dos clientes mais influentes, especialmente se os seus recursos forem limitados. Os selecionados não precisam ser aqueles que realizam mais compras, e sim as pessoas cujas opiniões encontram ressonância entre o seu público-alvo.

Ao segmentar eficientemente esses clientes, as suas chances de obter novas indicações de qualidade podem ser aumentadas rapidamente.

Construa relacionamentos duradouros

Isso leva tempo, todavia, é um elemento fundamental, pois a maioria dos clientes mais influentes não se mostrarão propensos a fazer indicações até que você conquiste, totalmente, a sua confiança.

Portanto, tenha em mente que cada interação é crítica para o sucesso do seu negócio. A cada venda ou atendimento, você deve atuar para construir uma base sólida para um relacionamento comercial duradouro que, no momento certo, levará a uma nova e valiosa indicação de clientes.

Gostou do post? Se quiser saber mais, entre em contato com a Valle Enxovais, obtenha novas informações e tire suas dúvidas de forma rápida e clara!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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