Decoração Dicas

Como escolher tapete para transformar o ambiente de casa?

Escolher tapete é um passo importante para quem quer transformar o ambiente da casa. Como são diversos os modelos disponíveis, é essencial entender as características que devem ser analisadas para acertar na escolha do item.

Antes de qualquer coisa, é importante saber a principal função que o tapete terá na decoração do cômodo. O acessório pode, por exemplo, ser usado para deixar um ambiente mais aconchegante, para dar um toque de alegria em um quarto infantil etc.

Definida a função dos tapetes na decoração, é hora de partir para a análise de 3 características: cor, tamanho e formato. Veja como escolher tapete e não errar na decoração da sua casa!

1. Escolha a cor

O primeiro passo para escolher tapete para sua casa é definir a cor do acessório. Quem quer dar um toque alegre a um cômodo com móveis mais rústicos, em madeira, pode optar por tapetes de cores mais vivas, para quebrar a seriedade.

Já acessórios estampados são sob medida para ambientes descolados e modernos, com móveis mais arrojados. Tapetes em cores neutras, como cinza, marrom e marfim, são atemporais. Apenas um ponto de atenção: evite a cor branca em áreas da casa em que bate muito sol. Com o tempo, o tapete pode amarelar.

2. Defina o tamanho

Outra característica essencial na hora de escolher tapetes para renovar a decoração da casa é o tamanho da peça. Acessórios maiores fazem bonito na sala de estar — mas, para acertar na compra, tenha em mente que o tapete deve ser centralizado na área do seu sofá.

Tapetes menores e mais compridos são bem-vindos em cômodos infantis, pois favorecem as brincadeiras. Caso tenha idosos em casa, no entanto, evite esse modelo por conta do risco de queda. Nesse caso, dê preferência para acessórios emborrachados, que tenham aderência ao chão.

O material da peça também é importante: quem curte receber amigos e família em casa deve dar preferência para tapetes em lã e algodão, que oferecem mais conforto no toque.

3. Tenha atenção em relação ao formato

Além da cor e do tamanho, o formato é outra característica a ser considerada na escolha do seu tapete. Quarto e sala se beneficiam de tamanhos retangulares e quadrados. 

Um bom investimento é substituir o tradicional tapete na beirada da cama do quarto de casal por um modelo maior, que permita que o móvel fique em cima dele. 

Ao escolher o tapete da sala de jantar, o formato deve variar de acordo com o modelo da sua mesa. Superfícies redondas pedem acessórios quadrados e vice-versa.

Os formatos circulares (ou qualquer modelo com curvas) também não podem ficar de fora da sua lista. Eles funcionam especialmente bem para ressaltar detalhes. Tem uma planta linda ou um canto da casa que considera especial (como um espaço de leitura ou altar para meditação)? Invista em um tapete nesse formato para chamar a atenção para esses pontos.

Siga nossas dicas e veja que ficará muito mais fácil escolher tapete para transformar o ambiente — e ainda decorar a casa sem gastar muito dinheiro!

Você acha que este conteúdo pode ajudar alguém que esteja decorando o lar? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Letícia Cruz

Share This