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Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Para se ter um bom relacionamento com o cliente você precisa investir em algumas ferramentas e também em treinamentos. Mesmo que você trabalhe sozinha em seu negócio, pesquisar, estudar e se capacitar é muito importante neste assunto.

Ainda mais que o bom relacionamento com o cliente pode melhorar e muito o desenvolvimento econômico do seu negócio. Além dos novos consumidores, ainda vão ter os que se fidelizam após serem atendidos com excelência.

Confira abaixo como construir um relacionamento com o cliente para que a sua empresa se destaque no mercado.

Tenha os pés no chão

O relacionamento com o cliente precisa ser feito de forma eficiente. Para isso, não adianta contratar todas as ferramentas e tentar colocá-las em prática. Você precisa ter foco.

Se tem uma pequena empresa, em que apenas você trabalha, ou tem mais um ou outro funcionário, o ideal é trabalhar com aquilo que você tem mais proximidade.

Redes sociais, Whatsapp, telefone fixo e e-mail. Essas quatro ferramentas vão te ajudar bastante, cada uma ao seu estilo.

Nas redes sociais você pode ter um Facebook e um Instagram, por exemplo. Lá, você vai postar fotos dos produtos, fazer promoções, oferecer brindes e mostrar os lançamentos. Além de atender os clientes via chat até mesmo para entrega de produtos ou condicional.

O Whatsapp vai ser seu principal aliado. Ele pode ser usado para você enviar mensagens diretas aos seus clientes com novidades, promoções e brindes. Não mande mensagem toda hora. O ideal é sempre enviar quando algo de interesse daquele cliente específico. Nada de exagerar para não parecer chata.

O e-mail e o telefone fixo são necessários para dar credibilidade ao seu negócio. São ferramentas mais formais. Por isso, elas são necessárias. Dão impressão de que seu negócio é sério, formal, de qualidade. E isso é muito importante.

Estude sempre sobre o assunto

A internet está livre para você usar e abusar. Então, faça isso da melhor forma possível. Leia e-books, livros tradicionais, veja vídeos e o que mais for necessário para entender sobre relacionamento com o cliente.

Quanto mais engajada você estiver no assunto, melhor vai ser o seu atendimento e os resultados. Com esses estudos, você vai poder criar um padrão de linguagem, uma base de dados e outras técnicas essenciais para um relacionamento de excelência.

Lembre-se de que quanto mais informação sobre o seu cliente você tiver arquivada, melhor para que você consiga vender algo do interesse dele. Então, sempre guarde esses dados em algum programa de computador ou até mesmo Word ou Excel.

Trabalhe com a ideia de relacionamento com o cliente diariamente

O relacionamento com o cliente é essencial para o crescimento do seu negócio. Por isso, você precisa estar atenta a tudo que se passa nessas estratégias durante todos os dias.

Sempre que conversar com algum cliente, peça a ele que dê sugestões, faça críticas e te ajude a melhorar o seu negócio. Quando mais íntima for a relação entre vocês, melhor para o seu negócio.

Agora que você já sabe como ter um relacionamento com o cliente campeão, siga a gente no nosso Facebook e Instagram e saiba mais sobre este e outros assuntos do seu interesse.

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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