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Como conquistar novos clientes com sua rede de relacionamentos?

Utilizar as redes de relacionamentos sempre foi uma forma popular de conquistar novos clientes. É uma estratégia de baixo custo e que poder ser muito efetiva. Mesmo assim, muitos empreendedores não conseguem fechar novos negócios ou formar conexões significativas e de longo prazo.

Nesse contexto, investir em sua rede de relacionamentos é uma perda de tempo ou pode realmente resultar em relações comerciais importantes para o seu negócio?

A resposta para essa pergunta dependerá da qualidade de suas ações. Se aplicar estratégias corretas, uma rede de relacionamentos com contatos bons e fortes pode fazer toda a diferença para atrair novos clientes. Para garantir que isso aconteça, confira as excelentes estratégias que selecionamos para você:

Tenha seu público bem definido

Você deve criar um perfil de cliente ideal para que seja possível definir qual é o público para o qual seu produto se destina. Dessa forma, você será capaz de identificar as melhores estratégias quando abordar algum contato de sua rede.

Se você atua há algum tempo em seu segmento, provavelmente já notou que os melhores clientes possuem algumas características semelhantes. Isole essas características e defina as melhores ações para conquistar novos clientes a partir delas.

Peça indicações

Em certas ocasiões, sobretudo à medida que vai crescendo sua rede de relacionamentos, simplesmente pedir indicações é uma boa forma de obter novos negócios. Certifique-se de que todos os seus contatos saibam o que você faz e mencione, de vez em quando, que está interessado em conquistar novos clientes.

Não seja demasiado insistente, mas fique atento para aproveitar as brechas em um diálogo para trazer o assunto à tona. É bastante comum, nessa situação, que algum parente ou amigo de seu contato esteja procurando justamente os produtos que você tem a oferecer. Conquistar novos clientes dessa forma é muito interessante, pois todos os envolvidos ganham.

Descubra formas de manter contato

Se você conhecer alguém em um evento, por exemplo, tente encontrar uma boa maneira de manter contato, permanecer conectado à pessoa e construir um bom relacionamento. Além disso, procure ser proativo para deixar uma boa impressão.

Descubra se vocês têm hobbies, interesses, opiniões, preferências ou gostos semelhantes. Ou seja, qualquer elemento que compartilhem e que não esteja diretamente relacionado aos negócios pode ser muito útil para estreitar os laços.

Amplie seus contatos por meio das redes sociais

Uma presença ativa nas redes sociais proporciona ótimas oportunidades de conhecer e ser conhecido por outras pessoas. Adicione seus novos contatos nas redes que eles usam regularmente. Leve em consideração as características de cada rede social. Por exemplo, o Facebook é bom para o aprofundamento de relações pessoais e o LinkedIn, para contatos de negócios.

Não basta apenas estar conectado, você deve postar conteúdos regularmente. Isso permitirá que seus novos contatos o conheçam melhor ao longo do tempo. Além disso, deixe um comentário sempre que seus novos amigos publicarem algo.

Crie valor para conquistar novos clientes

Muitos empreendedores tentam vender para seus contatos assim que recebem o produto. O problema com essa abordagem é que as pessoas não compram nada, a menos que estejam prontas para isso.

Por isso, é muito importante ter foco na construção do relacionamento e no compartilhamento de interesses e ideias comuns: isso permitirá que você entenda melhor as necessidades de seu público e as predisposições de seus contatos.

Esse conhecimento possibilitará que você divulgue a facilidade, a solução oferecida, o status associado ao seu produto. Em outras palavras, para conquistar novos clientes você deve utilizar técnicas capazes de colocar o foco no valor associado e não apenas no produto em si.

Gostou das nossas dicas? Quer aprender mais? Então confira nosso artigo sobre a importância do relacionamento em vendas e continue aprimorando suas habilidades pessoais para ter sucesso nos negócios!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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