enxoval, roupa de cama, produtos, dicas
Dicas

Cobre leito, Cobertor, Edredom e Manta, qual a diferença?

enxoval para casal cama noivo e noiva no quarto

Em 15 anos de trabalho com enxoval, já ouvi uma infinidade de clientes com a dúvida sobre como diferenciar e para que deve ser usado cada produto. Partindo disso, vou falar dos vários itens que usamos em nossa cama no dia a dia.

Cobre leito, cobertor, edredom e manta, afinal, qual a real diferença entre eles?

 

Edredom

36-edredon-malha-cidade-544a1f8475141_zps0chhxnov

Muitas pessoas costumam usar o edredom em cima da cama o ano todo, como um produto para decoração, mas essa não é sua proposta principal. Edredons são quentes e foram desenvolvidos para as pessoas se cobrirem em dias frios. Claro que, se for um período de inverno, deixá-lo em cima da cama pode poupar o trabalho de ficar pegando todo dia na hora de dormir.

Geralmente é confeccionado em tecido 100% algodão ou em malha e é ‘recheado’ de manta. Atente-se a essa manta, pois é ela quem dará a maciez para o produto, é como se fosse o travesseiro que você usa, quanto mais fofinho, melhor. Encontramos hoje no mercado, edredons estampados, lisos, dupla faces, etc.

Uma dica para quem gosta de usar o edredom como um produto de decoração. O tamanho do edredom é menor que de um cobre leito, por exemplo, pois sua proposta é apenas cobrir e não decorar. Então, se atente ao tamanho de sua cama para que ele fique com caimento bonito até o chão igual ao da foto acima (comprar um edredom para camas maiores pode ser uma boa opção: se sua cama é casal padrão, compre um para cama queen). Caso tenha dificuldade em saber o tamanho correto, veja este artigo que fizemos aqui no blog.

 

Cobertor

navona-57331520ac89f_zpsibwuro7s

Cobertores são bem quentes também. Um pouco menos que edredons, mas também são peças para dias frios.

São geralmente compostos de poliéster, algodão ou acrílico. Há uma vasta variedade de cobertores, desde os mais grossos e felpudos até os mais finos e com menos felpos. Você também vai encontrar estampados, lisos e dupla faces.Hoje o mercado está bem adaptado às pessoas que tem alergia, sendo a maioria dos produtos já confeccionados em materiais antialérgicos.

 

Manta

sheep-1-3-55eed16a90999_zpsagx4sybk

Falando em mantas, as diferenças dos cobertores são bem pequenas hoje em dia. Mas poderia citar a diferença principal, o peso e espessura dos dois. A manta é mais leve que o cobertor e para dias com frio menos intenso.

O que tem se visto muito no mercado hoje são variações de mantas confeccionadas em microfibra, são também chamadas de ‘Soft’, que é um tecido mais fino, mas que retém bem o calor. Esses produtos caíram na graça do consumidor por ser muito mais fácil de armazenar, já que são poucas casas que tem espaço para guardar cobertas ou edredons, que são mais volumosos.

 

Cobre leito

img14937-546f7359f0a67

Existem duas diferenças entre edredom e cobre leito: a manta do cobre leito é bem mais fina e esses sim são usados para decoração, sendo assim, podem ser deixados nas camas o dia todo.

 

Resumo

Edredom: para dias muito frios e é usado para cobrir;

Cobertor: para dias frios e é usado somente para cobrir também;

Manta: mais finas que cobertores, para dias não tão frios. Mais fáceis de armazenar;

Cobre leito: para dias não tão frios e é usado para decorar também, assim como as colchas.

 

Espero ter me atentado à todos os detalhes para que não tenha restado nenhuma dúvida, mas caso haja, sinta-se à vontade para comentar logo abaixo e tirar suas dúvida com a gente. 

Se gostou, lembre-se de compartilhar com seus amigos 🙂

Um abraço,

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Deixar comentário.

Share This