Dicas

Cama Solteiro, Casal, Queen e King Size. Qual o tamanho da minha cama?

Para montar um quarto com elegância e sofisticação, é muito importante estar atento ao tamanho da cama para o espaço disponível. Afinal, não dá para pensar só no conforto de um imenso colchão se a cada passo você esbarra nos móveis. Em geral, os fabricantes disponibilizam os modelos padrão de Solteiro, Casal, Queen e King Size.

Outro detalhe fundamental é saber que o tamanho da cama vai servir de base para a escolha certa dos lençóis, colchas, edredons e similares. Assim, você não comete o erro de comprar produtos que terão um péssimo caimento.

Neste artigo, você vai conhecer a diferença de cada tipo de cama e as principais dicas para acertar na escolha da roupa de cama! Confira a seguir:

Conheça as medidas padrão das camas

Em geral, os fabricantes dispõem de algumas medidas padrão para os diferentes modelos de cama. Porém, é sempre bom conferir na loja o tamanho exato do produto, pois algumas variações mínimas podem ocorrer.

Portanto, tendo o conhecimento dos modelos e seus respectivos tamanhos ficará muito mais fácil partir para a escolha na loja, certo? A tabela abaixo poderá servir como guia de escolha:

Cama

Comprimento

Largura

Solteiro

1,88m

0,88m

Solteiro King Size

1,98m

0,98m

Casal Padrão

1,88m

1,38m

Casal Queen

1,98m

1,58m

Casal King Size

2,03m

1,93m

Meça o espaço disponível no quarto

Isso mesmo! Se você já tem o quarto mobiliado com armários, cômodas, mesas de cabeceiras e até poltronas, essa tarefa será fácil. É preciso apenas tirar as medidas do espaço reservado para a cama.

Agora, se você ainda pretende comprar mais móveis, lembre-se de descontar o espaço deles.

Uma forma de facilitar essa tarefa é definir o espaço necessário para a circulação no entorno da cama. Em geral, a distância mínima recomendada é de 60 centímetros — longe da parede ou do armário, por exemplo. Menos do que isso, o acesso ao móvel ficará bastante restrito ou quase impossível.

Na hora de tirar as medidas, uma boa dica é colar fitas adesivas pelo chão, descontando a área de circulação. Assim, você saberá exatamente o que tem disponível para, enfim, poder escolher o tamanho da cama ideal.

Considere a altura do colchão e do Box/Cama

Assim como o comprimento e a largura, a altura do colchão é muito importante para a escolha perfeita de seus produtos. Afinal, sem eles será impossível impressionar na decoração do quarto, não se esqueça!

Cada vez mais, as pessoas têm optado pelos modelos Box, pois, além de maior sustentação ao colchão, eles possuem a vantagem de serem mais compactos, tornando-se opções ideais para espaços restritos.

Vale lembrar que para esse tipo de cama, o mais recomendado são colchões de 30 centímetros a 40 centímetros de altura. Dessa forma, os usuários terão mais conforto ao se deitarem, pois contarão com uma altura total — do chão ao topo — em torno de 60 centímetros ou mais.

Aliás, para os vários tamanhos de cama Box, o colchão costuma medir 30 centímetros de altura — com exceção apenas do King Size, que por ser bem mais extenso, dispõe de altura também maior, 40 centímetros.

Portanto, essas medidas precisam ser conferidas antes de comprar a roupa de cama.

Calcule o tamanho da cama para comprar os produtos certos

Agora que você já sabe o tamanho da cama que vai dar o conforto esperado, é hora de escolher os produtos. Para isso, você precisará das medidas exatas do comprimento, da largura e da altura total. Vale lembrar que para definir os jogos de lençóis, por exemplo, será necessária a altura do colchão separadamente. 

Para dar uma ideia mais precisa, vamos utilizar como exemplo as medidas de uma cama de casal padrão — 1,88m de comprimento por 1,38m de largura. A partir daí, será necessário um cálculo simples. Vamos lá?

Pegue uma unidade de medida que você tenha em casa (como a extensão não é tão grande, pode ser uma régua ou fita métrica). Daí, basta somar a largura do colchão com mais 60 centímetros da altura total de cada lado da cama, lembrando de converter em metro: 1,38m + 0,60m lado esquerdo + 0,60m lado direito, dando um total de 2,58m.

Em seguida, é hora de tirar a medida do comprimento do produto. Nesse caso é preciso acrescentar a altura somente na parte dos pés. Não se esqueça desse detalhe! Então  o cálculo seria: 1,88m + 0,60 altura, obtendo um total de 2,48m.

Acerte no caimento da roupa de cama

Com as medidas exatas do móvel do quarto, incluindo a altura total (assim como só do colchão), não tem como errar na roupa de cama. Mas vamos a algumas dicas básicas que ajudarão você a criar um visual aconchegante:

Lençóis com elástico

Pode ser que seja difícil encontrar lençóis com a extensão equivalente à da sua cama. Nesse caso, aposte nos modelos um pouco maiores, pois eles certamente vão encaixar melhor do que os menores. Lembre-se de levar a medida da altura do colchão, pois não há nada pior do que dormir com um lençol, mesmo o de elástico, soltando da base, não é mesmo?

Colchas e cobre-leitos

Como as colchas e cobre-leitos são utilizados para cobrir a cama no dia a dia e integrar a decoração, os tamanhos não precisam ser exatos. Aliás, alguns modelos são até mais indicados para não ficarem arrastando no chão. Por isso, é bom conferir para não deixar a roupa de cama maior arrastando no chão ou curta demais, ok?

Edredons e lençóis comuns

Quanto aos edredons e lençóis comuns (sem elástico), utilizados para proteger contra o frio à noite, você terá mais liberdade para escolher o tamanho, considerando mais sua preferência pessoal. Algumas pessoas até utilizam edredom como colcha, mas não é ideal, devido ao acúmulo de poeira e sujeira durante o dia.

Observe as características básicas dos colchões

Para completar o conforto do seu quarto, é muito importante observar algumas características básicas ao adquirir um colchão. Essas características fazem muita diferença na hora de tirar aquele soninho, não é verdade?

Então, é bom conhecer as linhas disponíveis no mercado e o que cada uma oferece. Os colchões podem ser:

  • ortopédicos — se você busca um conforto extrafirme;
  • espuma (D45 e D33 – que equivale a densidade) — conforto firme, mas com toque macio;
  • molas (Bonnel e Pocket) — conforto macio, mas com equilíbrio e toque firme.

Conhecer o tamanho da cama e do colchão é essencial para criar um ambiente confortável e aconchegante para seu quarto. Afinal, a partir daí, será possível comprar a roupa de cama mais adequada para o seu móvel, dando um toque ainda mais especial na decoração do seu quarto!

Se você curtiu as dicas que mencionamos nesse post, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This