Decoração

Aprenda como decorar a casa sem gastar muito dinheiro

Dcorando minha casa sem gastar muito

Várias pessoas se perguntam sobre como decorar a casa de maneira ideal. E mais: sem gastar muito dinheiro. Manter o local onde você mora bonito, atraente e confortável de forma econômica pode parecer um desafio invencível, mas com criatividade e boa vontade é possível conquistar o êxito.

Ainda não acredita? Então confira as dicas que separamos para você aprender a decorar a casa sem gastar muito!

Reaproveite materiais

Muitas vezes deixamos alguns materiais e móveis mais antigos encostados em um canto, e acabamos por jogá-los fora. Porém, essas peças podem ser grandes aliadas na hora de renovar a decoração da sua casa.

É claro que há materiais estragados ou em estado avançado de decomposição que devem ser descartados. Mas olhe com mais atenção para os outros: será que eles não podem ser transformados?

Um móvel antigo, por exemplo, ganha outra cara apenas com uma mão de tinta; pneus pintados com cores vibrantes podem servir de pufes e conferir um ar moderno ao lar; garrafas de vidro forradas com tecido ou papel contact podem virar vasos de flor; caixas de madeira de feira podem ganhar rodas e guardar revistas ou toalhas. As possibilidades são infinitas!

Por meio do reaproveitamento você não só decora sua casa, como também faz um favor ao meio ambiente, afinal, estará reciclando materiais e diminuindo a quantidade de lixo produzido.

Dê destaque às plantas

Plantas combinam com qualquer estilo de decoração, seja clássico, vintage, moderno ou minimalista. Além disso, conferem um ar muito mais alegre, leve e natural ao ambiente.

O melhor é que, além de serem baratas, as plantas podem ser dispostas em diferentes cômodos  — como na sala de estar e no banheiro — e de várias formas. As plantas também podem ser penduradas em suportes, colocadas em estantes ou simplesmente depositadas no chão. Lembre-se apenas de que é importante se atentar às condições de luz, umidade e temperatura.

Decore seu lar com plantas e veja como elas transformam o espaço! Algumas boas opções para o interior da casa são as Samambaias, as Suculentas, os Crótons e as Orquídeas.

Mude a cor das paredes

Mudar a cor das paredes pode causar uma verdadeira transformação no ambiente. E nem precisa ser todas as paredes de um cômodo, ok?

Basta, por exemplo, pintar uma delas com uma cor mais chamativa — vermelho, amarelo ou verde — e pronto: o contraste com as outras de cor branca, gelo ou cinza cria um belo efeito e altera todo o ânimo do lugar. Por isso, jamais subestime o impacto das cores, e invista em tintas que combinam com o seu estilo, sem medo de apostar em tons mais vibrantes.

A mudança da cor é poderosa também porque modifica toda a dinâmica da decoração: peças ou móveis que não combinavam com o ambiente e estavam encostados podem ser colocados em cena novamente. Essa é mais uma forma de renovar o ambiente reaproveitando o que você já tinha em casa!

Utilize papel de parede

Quer dar um novo visual para as paredes mudando mais do que apenas a cor? Sem problema! Uma ótima opção é o papel de parede.

Muito popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o papel de parede vem conquistando seu espaço no Brasil. Trata-se de uma alternativa bem prática para dar uma nova cara aos cômodos da casa, conferindo um charme único.

O grande barato do papel é o visual estampado que ele confere à parede. Há estampas coloridas, minimalistas, padronizadas, vintage, infantis e muito mais! É só pesquisar e você encontrará o tipo perfeito para o cômodo da sua casa.

Invista em obras de artistas locais

Se você gosta de arte, certamente aprecia expor quadros ou esculturas na sua casa como forma de decoração. O problema é que muitas dessas peças custam caro, certo? Mas isso pode ser facilmente contornado.

A dica é investir o seu dinheiro em artistas locais que vendem belas pinturas, esculturas, artesanatos e outras obras de arte em feiras. Se você se dispor a conhecer o trabalho desses artistas, certamente encontrará peças encantadoras que se encaixarão na sua sala, por exemplo. Além do mais, ao fazer isso, você ainda incentiva a produção de artistas independentes da sua cidade.

Aposte em almofadas

Quem sabe como decorar a casa conhece a importância de peças curinga: itens simples e baratos que são capazes de modificar o ambiente se utilizados de forma correta. Uma das principais peças versáteis de decoração é, sem dúvida, a almofada.

Além de oferecer conforto, as almofadas funcionam como um ótimo recurso decorativo. Sejam elas grandes, médias ou pequenas, funcionam em vários cômodos da casa — como no quarto e na sala — e podem ser colocadas na cama, no sofá ou mesmo no chão.

O melhor é que você não precisa ficar comprando novas almofadas a cada vez que quiser alterar a decoração: é só investir em diversas capas diferentes e trocar sempre que desejar. Por isso, adquira forros com vários estilos e cores distintas para dar um up no visual do seu lar.

Não se esqueça das fotos

Hoje em dia, praticamente só vemos fotos em telas de computador e de celular. A facilidade das câmeras digitais nos aproximou, por um lado, da fotografia: afinal, podemos tirar, ver e manipular fotos de forma instantânea.

Por outro lado, porém, acabamos por nos esquecer de como a fotografia pode e deve ser apreciada para além das telas digitais, servindo como um ótimo objeto decorativo. Fotografias não só deixam a casa mais bonita, vibrante e aconchegante, como também ajudam a eternizar bons momentos e pessoas queridas.

Por isso, não se esqueça delas! Podem ser grandes, pequenas, em suportes digitais ou com moldura para fotos impressas. Vale colocá-las tanto espalhadas pela casa, quanto concentradas numa estante, por exemplo. Há ainda a opção de pregá-las na parede — especialmente no quarto —, o que dá um ar descontraído ao espaço.

Viu como decorar a casa pode ser bem simples e barato? Ao seguir essas dicas você gasta pouco e deixa o visual do seu lar impecável! Para começar, que tal aprender mais sobre a decoração com almofadas?

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This