Dicas

Aprenda aqui como guardar edredons e cobertores

Escrito por Gabriel Valle

As estações do ano mudam e, com elas, também variam as disposições do guarda-roupas, de acordo com as altas ou baixas temperaturas. Contudo, para que a roupa de cama esteja sempre limpa, agradável e pronta para ser usada em qualquer situação, é preciso saber como guardar edredons e cobertores de maneira correta.

Existem cuidados essenciais com essas peças, que garantem a durabilidade delas e evitam a desorganização. Afinal de contas, nada melhor do que encontrar o que precisa com facilidade sempre que necessário, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos dicas práticas que ajudarão você a concluir essa tarefa de manter as cobertas em ordem com eficiência! Continue a leitura e confira!

Higienize o armário

A primeira coisa a se fazer para armazenar as peças é higienizar o armário, certificando-se de que elas estarão livres de umidade e mofo. Para tanto, esvazie o espaço e limpe cada prateleira e gaveta com uma mistura de água e sabão neutro. Depois, seque bem o móvel e distribua pastilhas antimofo que são encontradas facilmente em lojas de utilidades e supermercados.

Lave todas as peças antes de guardá-las

Antes de começar a arrumar os edredons e cobertores, não se esqueça de lavá-los. Na máquina de lavar roupas, disponha-os de forma equilibrada, acrescentando sabão e amaciante de acordo com o volume das peças.

Em seguida, você pode deixá-los secar naturalmente ou em uma máquina secadora. O importante é garantir que eles estejam completamente secos para que não manchem ou embolorem no armário. Se as peças não couberem na máquina, vale levá-las a uma lavanderia para uma higienização profissional.

Dobre edredons e cobertores corretamente

Outra etapa importante de como guardar edredons e cobertores é dobrá-los corretamente. Assim você evita a deformação deles e ainda economiza espaço no armário. O tipo de dobra vai depender do espaço disponível no local de armazenamento, mas tenha em mente que é interessante fazê-la de maneira padrão em todas as peças.

Um jeito bastante prático e eficaz é dobrá-las quatro vezes, de maneira que formem um quadrado.

Evite guardar as peças em sacos plásticos

Pode até parecer adequado, porém, não é recomendado guardar as peças em sacos plásticos, porque isso facilita a produção de umidade e proliferação de microrganismos responsável por causar alergias. Ao contrário disso, o melhor jeito de armazenar as suas cobertas é em embalagens a vácuo, disponíveis em vários tamanhos no mercado, ou em sacos de tecido TNT.

Exponha as cobertas ao sol uma vez ao mês

Lembre-se também de colocar os edredons e cobertores expostos ao sol mensalmente para combater ácaros, fungos e mofo, além de inibir o mau cheiro. Para isso, estenda-os no varal durante mais ou menos quatro horas logo pela manhã. Vale borrifar desodorizador apropriado para tecidos para deixá-los bem perfumados.

Seguindo essas nossas dicas de como guardar edredons e cobertores, você perceberá como pode ser fácil manter a roupa de cama sempre limpinha e pronta para uso — sem falar na eficácia em prevenir alergias.

Para ficar por dentro de outros posts como este, assine nossa newsletter. Assim, você não perderá nenhuma novidade!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Share This