Decoração Dicas

7 dicas de arrumação para a sua sala de estar

A sala de estar é um dos principais cômodos da casa, o verdadeiro cartão de visitas do seu lar. É ali onde você recebe convidados, amigos e família, seja para um chá, uma simples conversa, uma confraternização ou qualquer outra coisa.

Manter a organização desse ambiente é mais que essencial para a sua vida e para a harmonia de sua casa também, pois facilita a rotina e garante o bem-estar de todos, sejam moradores ou visitantes.

E quem não gosta de beleza e requinte, com tudo organizado e bem disposto? Não tem coisa melhor do que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e estudos e a sala te abraçar com muito conforto e aconchego.

Para te ajudar a deixar sua sala de estar sempre bonita e bem arrumada, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar bastante. Veja só!

1. Deixe exposto apenas o essencial

Uma dica muito importante é deixar apenas o essencial exposto, para o ambiente se manter organizado e com a arrumação perfeita. Quanto menos coisas você deixar na sala de estar, mais fácil é manter tudo no lugar. E isso faz com que o ambiente fique mais harmonioso e aconchegante.

Evite colocar um número grande de objetos decorativos na sala, pois isso pode acabar deixando o ambiente carregado e, mesmo estando arrumado, pode passar a impressão de desordem.

Além disso, quanto mais coisas estiverem à mostra, mais sujeira acumulará na sua sala e, a menos que você limpe com muita frequência, isso deixará o ambiente com uma aparência suja.

Uma boa ideia para decorar a sala sem pesar o ambiente é utilizando quadros ou fotos na parede. Você pode usar vários quadrinhos pequenos ou um grande, podendo ser uma pintura ou uma foto que você goste muito.

Lembre-se que a sala de estar deve ser um ambiente clean e bastante confortável, para que você possa relaxar quando estiver em casa.

2. Decore com flores 

As flores são uma ótima opção para decorar a sala de estar, pois elas embelezam o ambiente e dão boas vindas às pessoas que chegam à sua casa. Se forem naturais, elas ainda vão dar mais vida ao seu lar.

Caso não tenha muita prática ou tempo para cuidar das flores de verdade, você pode optar por flores artificiais que são tão lindas quando as naturais e não dão trabalho. Ainda, você pode utilizar quadros de flores na decoração.

Flores deixam o ambiente mais aconchegante, bonito e, consequentemente, com uma impressão de que está mais arrumado. Mas, sem exageros, ok? Um ou dois vasos de flores já é suficiente!

3. Utilize pufes estilo baú

Sabe aqueles pufes com aberturas que parecem baús? Eles são ótimas opções para a sala de estar, pois possuem várias utilidades. São bonitos e servem como decoração, são confortáveis e servem como assento para as ocasiões em que o sofá não tem espaço suficiente, e são práticos, servindo como porta-trecos.

Você pode utilizá-los para guardar objetos que precisam estar na sala, mas que você não quer que fiquem à mostra. Por exemplo, esse é um ótimo lugar para guardar revistas, DVD’s e outros objetos que são utilizados nesse ambiente.

Essa é uma ótima maneira de deixar a sala bonita e organizada ao mesmo tempo.

4. Deixe na sala somente o que é da sala 

Deixe o mínimo de coisas possível na sala de estar e evite deixar qualquer coisa ali quando chegar em casa. Assim que chegar, vá direto para o quarto guardar seus pertences e trocar de roupa. Calçados, carteira, bolsa, chave do carro e afins podem ficar no quarto.

Além disso, também é importante evitar que utensílios da cozinha fiquem na sala de estar. Caso vá comer ou beber algo na sala, leve o prato ou o copo de volta para a pia assim que terminar de comer, para evitar que o sofá se suje ou que atraia formigas.

5. Tenha um móvel com gavetas

Um móvel com gavetas é muito importante para a sala de estar para manter o ambiente organizado. Mesmo que você evite acumular objetos nesse cômodo, algumas coisas precisam estar ali, em um local fácil de ser encontrado.

Alguns exemplos desses objetos são o controle remoto da TV e do DVD, a chave de casa, a agenda telefônica e outros. Uma gaveta específica para esses itens é super útil, pois evita deixá-los espalhados. Assim, além de estarem sempre no mesmo lugar, ainda mantém a sala organizada! Esse móvel pode ser uma estante, um rack ou até mesmo o painel da televisão.

6. Considere o espaço disponível

Um dos maiores erros cometidos na decoração da casa, e que pode deixar qualquer cômodo com um aspecto de desorganização, é tentar colocar mais coisas do que cabem no espaço.

É preciso entender que não é preciso ocupar cada centímetro vazio da sua sala de estar. Quanto menos coisas tiver ali, mais arrumado será o ambiente.

Quando se coloca mais coisas do que o necessário, a sala acaba ficando cheia demais e se transforma em uma poluição visual. E como esse, geralmente, é o cômodo que está na entrada da casa, você não quer que ele esteja poluído, não é mesmo?

A sala de estar é um ambiente que não precisa de muita coisa além de um sofá, um armário com gavetas e uma televisão. Dependendo do espaço disponível, uma mesinha de centro também é uma ótima pedida. Para deixar mais aconchegante, pode-se colocar um tapete próximo ao sofá.

Se a sua sala for pequena, evite colocar mais móveis além disso. Lembre-se que ter espaços livres também é muito importante!

7. Invista em armários planejados

Essa é uma dica que vai te ajudar a seguir algumas das dicas dadas anteriormente e deixar sua sala muito mais bonita e funcional. Com um armário planejado, você vai conseguir aproveitar bem o espaço disponível, pode colocar várias gavetas e planejar todo o espaço necessário para guardar os itens da sala, deixando menos coisas à mostra.

Um armário planejado pode ser um pouco mais caro do que os comprados prontos, mas, com certeza, ele atenderá muito melhor suas necessidades e vai deixar sua sala muito mais organizada! Vale muito a pena gastar um pouco mais em um armário de qualidade e que foi feito para você!

Estas são apenas algumas dicas simples para deixar a sala mais bonita e arrumada. E aí, você acha que estas dicas vão mesmo te ajudar a deixar sua sala de estar mais organizada? Então compartilhe este post em suas redes sociais!

Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

Deixar comentário.

Share This