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5 dicas de marketing nas redes sociais para profissionais autônomos

A Internet é uma das mais importantes aliadas para quem trabalha por conta própria. As ferramentas digitais são ótimas tanto para facilitar a comunicação com os clientes quanto para fechar novas vendas. E uma das mais poderosas alternativas nesse sentido são as oportunidades proporcionadas pelas redes sociais para profissionais autônomos.

Diante desse cenário, selecionamos 5 dicas de marketing nas redes sociais para você que trabalha de forma independente. Continue lendo para saber como elas vão ajudá-la a divulgar o seu trabalho e a aumentar as suas vendas.

1. Criar uma página no Facebook

O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo. E o primeiro passo para divulgar o seu trabalho de uma maneira eficaz por lá é criando uma página, também conhecida como fanpage.

O processo de criar uma página é grátis e muito fácil. Basta ter um perfil no Facebook e completar os dados requisitados.

Por meio da sua página, você poderá saber quantas pessoas curtem o seu trabalho, além de poder divulgar produtos e serviços por lá. Também é possível receber mensagens, o que abre um bom canal de comunicação com clientes e clientes em potencial.

2. Divulgar em grupos do Facebook

Ainda aproveitando as possibilidades do Facebook, uma boa ideia é divulgar a sua página ou postar algo relacionado ao seu trabalho nos grupos de discussão dessa rede. Procure grupos que tenham realmente a ver com a sua área de atuação para atingir pessoas que possam ter interesse de verdade nas suas ofertas.

3. Promover seus produtos e serviços no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais em que as pessoas mais gostam de interagir. Seja postando fotos e vídeos, escrevendo comentários ou deixando curtidas.

Você pode usar tudo isso a seu favor usando o aplicativo para postar fotos bacanas dos seus produtos ou até mesmo vídeos rápidos mostrando como utilizá-los. Se você trabalha com revenda, seu perfil pode funcionar como uma extensão do seu catálogo. Tome cuidado apenas para mantê-lo atualizado.

O Instagram também permite trocar mensagens com seus seguidores e dá a opção de compartilhar suas imagens instantaneamente no Facebook. Use essa última função para economizar tempo postando nas suas redes e alcançar ainda mais pessoas.

4. Ter um canal no YouTube

Como rede social especializada em vídeos, o YouTube é a melhor plataforma para você mostrar suas avaliações pessoais dos produtos ou serviços que oferece, e também tratar sobre os mais diversos assuntos da sua área de atuação.

Postando vídeos de qualidade com frequência, os inscritos no seu canal vão começar a vê-la como uma referência no seu segmento, a confiar no seu trabalho e, eventualmente, se tornarão seus clientes.

5. Fazer anúncios em redes sociais

Se você quiser resultados rápidos em termos de expandir a sua base de clientes e vender ainda mais, pode optar por fazer anúncios em redes sociais.

Duas boas opções de propaganda são os programas de criação de anúncios do Facebook e do Instagram. Ambos são bem simples e você ainda consegue escolher os interesses do público que deseja atingir. Apesar de serem alternativas pagas, são muito eficazes em atrair as pessoas certas — que têm boas chances de gostar e comprar o que você oferece.

Pode parecer complicado administrar as contas nessas redes sociais, mas você logo pegará o jeito e vai notar que vale a pena. Você vai ganhar visibilidade, melhorar o relacionamento com os clientes e potencializar sua capacidade de vendas.

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Sobre o autor

Gabriel Valle

Formado em Administração de Empresas. Começou com 12 anos e passou por todos os setores, até assumir como CEO em 2010, cargo que ainda ocupa.
Ama o que faz e busca sempre entender e atender à todas as necessidades dos clientes da Valle.

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